PPT

Os minutos que precedem a apresentação

Uma boa apresentação faz a diferença. Fato. Mas não devemos nos esquecer que, antes do projetor iluminar ao público o objetivo da sua apresentação, o apresentador deve se atentar a algumas questões essenciais para garantir o controle do ambiente ao redor. Afinal de contas, a atenção dos espectadores não depende apenas do conteúdo exposto slide a slide.

Assim, além da preparação prévia em conhecer aqueles que estão ouvindo você e como expor as suas ideias, vale conhecer a parte técnica que precede o seu sucesso!

A sala de palestra

Tenha a confirmação de quantas pessoas marcarão presença, e certifique-se de que existem assentos disponíveis para todos.

Outra dica é verificar se existe conexão Wi-Fi no ambiente, seja para diversificar a sua exibição, expor outros dados para o público ou mesmo acessar links externos disponíveis na sua apresentação.

O equipamento

Salas maiores podem pedir a presença de um microfone, para que as últimas fileiras compreendam os seus pontos expostos com a mesma clareza de quem está mais próximo de você, no auditório. Além disso, verificar se a apresentação será exibida em um projetor ou TV também faz a diferença.

Nesse caso, ao montar a sua apresentação em PowerPoint, confirme que o tamanho dos slides está no clássico Padrão (4:3) — ideal para projetores e telas quadradas em geral — ou em Widescreen (16:9), que cai bem nos televisores mais atuais.

A Iluminação

Claro que o equipamento e a iluminação são de responsabilidade da produção, mas um bom palestrante conhece bem tudo que tem à disposição. Além disso, nem sempre o apresentador conta com uma equipe de apoio nas suas peregrinações comerciais. Saiba como usar tais efeitos para jogar no seu time e, assim, garantir mais destaque.

Pratique bastante

Sim, a prática é algo que envolve menos o ambiente e mais a preparação do próprio indivíduo, mas conhecer os auditórios é uma maneira de saber como encaixar os trejeitos da sua apresentação no local, ajustando-os de acordo com as dimensões do espaço, as luzes à disposição e o próprio projetor.

Seja um com o ambiente

Conheça o ambiente e faça parte dele, para que suas apresentações sejam ainda mais convincentes e blindadas de imprevistos — que ocorrem, mas muitos podem ser despistados. Faça a diferença com as suas apresentações!

E, caso tenha algum outro item importante para acrescentar à lista, conte-nos, logo abaixo!

Deixe uma resposta